Blog do Dina - “Choros intensos e ininterruptos”, diz psiquiatra sobre Anderson Torres na cadeia


“Choros intensos e ininterruptos”, diz psiquiatra sobre Anderson Torres na cadeia

26 de abril de 2023 às 16:44

No pedido de habeas corpus que a defesa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres fez ao Supremo Tribunal Federal (STF), o advogado incluiu dois laudos da psiquiatra que acompanha Torres desde janeiro.

A profissional, que atua na rede pública de saúde do Distrito Federal, diz que o ex-ministro de Jair Bolsonaro (PL) está com “choros intensos e ininterruptos”.

Segundo a psiquiatra Elaine Meira Bida, ele está com assistência médica de forma intensiva e na última semana “apresentou fortes crises de ansiedade, pânico, desespero, angústia, falta de ar, tristeza profunda, acompanhada dos choros”.

O documento, a qual a CNN teve acesso, diz que Torres fala da preocupação com sensação de impotência, de fraqueza, controle dos pensamentos de morte e sensação de desespero.

A médica diz no laudo que houve necessidade de novo reajuste de medicamentos, aumentando a dose, pois o ex-ministro “vem aumentando o risco de tentativa de autoextermínio”.

O laudo assinado pela psiquiatra é de 22 de abril, mesmo dia em que Anderson Torres iria à Polícia Federal (PF) prestar depoimento sobre ações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Nordeste no segundo turno das eleições presidenciais do ano passado.

Com base nesse atestado médico, fruto do laudo, a PF adiou a oitiva, sem nova data.

Visita de senadores

Nesta quarta-feira (26), a oposição no Senado concedeu uma coletiva de imprensa para anunciar que pediu ao STF autorização para visitarem o ex-ministro na cadeia.

“Nós tivemos a oportunidade de conviver com Anderson ministro e sabemos que houve uma ampliação da sua retenção. Já houve negativa de liberdade duas vezes. Nós queremos visitá-lo porque o estado de saúde dele nos preocupa e como a família está encarando essa situação. Foi feito um documento e já enviamos ao STF o pedido de visita, subscrito por 42 senadores da República, que é a maioria”, declarou Rogério Marinho (PL-RN), líder da oposição no Senado.

“Devemos lembrar que uma pessoa, uma vez que o Estado saiba que ela tem problemas de saúde, qualquer coisa que aconteça com ela é responsabilidade do Estado. É bom ter isso em mente”, reforçou o senador Marcos Pontes (PL-SP).

“Devemos lembrar que uma pessoa, uma vez que o Estado saiba que ela tem problemas de saúde, qualquer coisa que aconteça com ela é responsabilidade do Estado. É bom ter isso em mente”, reforçou o senador Marcos Pontes (PL-SP).

Torres está preso desde 14 de janeiro por suposta omissão nos atos criminosos de 8 de janeiro, quando as sedes dos Três Poderes foram atacadas. Ele está numa sala de Estado-Maior no Batalhão de Aviação Operacional (Bavop) da Polícia Militar, no Guará, região administrativa do Distrito Federal, distante 15 km do centro de Brasília.

CNN Brasil 

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.