Blog do Dina - História de Alzira Soriano é tema de exposição na Assembleia Legislativa


História de Alzira Soriano é tema de exposição na Assembleia Legislativa

10 de maio de 2023 às 12:25

No período de 08 a 12 de maio, mês subsequente ao nascimento de Alzira Soriano e que o município de Lajes comemora 100 anos de emancipação política, a Prefeitura Municipal em parceria com a Assembleia a Legislativa promove a exposição “Uma Homenagem a Alzira Soriano no Centenário de Lajes”, que retrata a história da lajense eleita primeira prefeita da América Latina. A exposição está montada do salão nobre da Assembleia Legislativa e fica aberta ao público de segunda a sexta, das 8h às 15h.

Entre os itens que os visitantes poderão encontrar expostos, estão fotografias e objetos que pertenceram a Alzira Soriano. Além disso, a abertura da exposição contará com a apresentação do espetáculo “Alzira Mulheres” encenado pelo grupo teatral Juventude Lajense.

Para o prefeito de Lajes, Felipe Menezes, “reunir em um só espaço a história de uma filha tão ilustre, como é Alzira Soriano, é uma forma de aproximar todo o Rio Grande do Norte de uma conquista tão importante e pioneira, que é nossa, mas que muitas vezes a população Norte-Rio-Grandense não tem conhecimento ou acesso à esse acervo tão rico em história e memórias”, frisou.

A exposição conta ainda com a audiodescrição, um recurso de acessibilidade que permite que as pessoas com deficiência visual possam assistir e entender melhor filmes, peças de teatro, programas de TV, exposições, mostras, musicais, óperas e outros, ouvindo o que pode ser visto. É a arte de transformar aquilo que é visto no que é ouvido, o que abre muitas janelas do mundo para as pessoas com deficiência visual.

Sobre Alzira Soriano

Luiza Alzira Teixeira Soriano, popularmente conhecida como Alzira Soriano, foi eleita a primeira prefeita da América Latina, em 1928, aos 32 anos, quando o voto feminino acabava de ser conquistado no Brasil. Na época, obteve 60% dos votos válidos. Alzira tomou posse no cargo em 1º de janeiro de 1929, deixando o posto no mesmo ano, devido à conflitos administrativos com o presidente Getúlio Vargas. Em 1963, faleceu na cidade de Natal, aos 66 anos.

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.