Blog do Dina - Secretário de Saúde de Natal pede investigação de atestados apresentados por servidores: 'detectamos alguns como falsos'


Secretário de Saúde de Natal pede investigação de atestados apresentados por servidores: 'detectamos alguns como falsos'

17 de maio de 2023 às 12:40

O secretário de Saúde de Natal, George Antunes, disse que a pasta vai pedir investigação aos órgãos de fiscalização e à polícia de alguns atestados médicos que foram apresentados por servidores da saúde. De acordo com o secretário, alguns "já foram detectados como atestados falsos".

A afirmação de George Antunes foi feita em entrevista nesta quarta-feira (17) ao Bom Dia RN, da Inter TV Cabugi (veja entrevista completa acima).

O secretário havia sido questionado sobre o número reduzido de profissionais da saúde em Unidades de Pronto-Atendimento (UPA), como a de Pajuçara, que tinha um aviso na entrada nesta semana, sobre o quadro reduzido de funcionários - e diante de um aumento de atendimentos que chegou a 400% na capital potiguar, de acordo com a Secretaria de Saúde.

O titular da SMS disse que a pasta colocou mais profissionais nas UPAs por conta do aumento dos atendimentos, mas alegou que "o que tem acontecido é um número exagerado de atestados médicos".

"Inclusive atestados que alguns deles vão ser investigados porque temos alguns tipos que não nos convence", frisou.
George Antunes disse que vai fazer uma solicitação ao Ministério Público, à Delegacia de Defraudações e ao Conselho de Medicina para apurar a autenticidade dos atestados.

"Nós temos atestados que são legítimos, obviamente, nós respeitamos todos esses, alguns que são classificados como graciosos, e outros que já são detectados como atestados falsos", garantiu.

O secretário disse que a falta de profissionais cresceu "principalmente nesse período de um volume de atendimento", o que desfalcou as equipes. Ele diz que existe uma espécie de "comércio de atestado" em Natal.

"Não são atestados falsos de médicos. Existe um comércio de atestados, venda de atestados, pessoas que falsificam atestados. Isso sim está sendo tratado. Já foi feito um primeiro contato com o MP. Nós vamos colocar as delegacias responsáveis por esse tipo de apuração, pedir ao Conselho de Medicina também, e toda a sociedade para combater esse tipo de crime", disse.

"Eu já tenho um bom número para colocar pra frente e isso vai ser apurado", concluiu.

Segundo ele, atualmente o maior número de atestados colocados é do corpo da enfermagem. "Mas isso é quase que genérico. Até porque a maior parte dos médicos das UPAS são médicos de cooperativa e eles faltando não recebem o dinheiro dos plantões, então não tem nem porque colocar atestado médico", disse.

Sobre a placa na UPA Pajuçara, George Antunes disse que a direção da unidade deveria ter procurado inicialmente a secretaria, que nesse tipo de situação repõe a mão-de-obra necessária. De acordo com ele, a situação foi normalizada na unidade.

G1 RN

Foto: Geraldo Jerônimo/Intertv Cabugi 

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.