Blog do Dina - Despesas vão crescer menos que a metade das receitas em qualquer cenário para 2024, diz Haddad


Despesas vão crescer menos que a metade das receitas em qualquer cenário para 2024, diz Haddad

18 de maio de 2023 às 14:35

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse em entrevista aos jornalistas nesta quinta-feira (18) que as despesas públicas vão ter crescimento inferior a 50% do avanço das receitas no exercício de 2024 em qualquer dos cenários projetados.

“Em nenhum cenário a despesa cresce mais do que 50%. Quando nós fecharmos o ano de 2024, você vai verificar que as despesas tiveram incremento inferior à metade do incremento das receitas”, afirmou o ministro.

Haddad disse que foi informado deste dado na manhã desta quinta-feira, em reunião com membros do Tesouro Nacional e da Receita Federal.

O dado foi mencionado enquanto o ministro comentava trecho do marco fiscal — adicionado pelo relator do projeto na Câmara, Cláudio Cajado (PP-BA) — que permite o crescimento das despesas, em termos reais, no teto de 2,5% em 2024, independentemente da receita.

“Como ele [Cajado] tem a segurança de que a receita contratada vai dar um valor [de crescimento] muito superior a 2,5%, mais que o dobro dos 2,5%, ele ficou confortável em fazer uma regra de transição para o primeiro ano”, explicou.

Haddad diz que inflação surpreenderá

Durante a coletiva, o petista ainda disse que sua pasta projeta uma “surpresa” para a inflação acumulada deste ano. Segundo o petista, o índice deve ficar em 5,6%.

“A inflação vai surpreender para menos. Nossa projeção de inflação é menor do que a inflação projetada pelo mercado. Nós estamos com uma taxa de inflação projetada em 5,6%. O mercado está com uma taxa de 6%”, disse.

A projeção mais recente do Boletim Focus, realizado pelo Banco Central (BC) com colaboração de economistas, indicou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficará em 6,03% ao fim de 2023.

CNN Brasil 

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.