Blog do Dina - Estudo aponta que Dunas do Rosado estão diminuindo


Estudo aponta que Dunas do Rosado estão diminuindo

18 de maio de 2023 às 15:59

Palco de novelas, filmes e séries e sendo uma das principais belezas naturais do Rio Grande do Norte e da América do Sul, as Dunas do Rosado correm o risco de diminuir de tamanho e até mesmo de perder sua característica “desértica” nos próximos anos.

É o que apontam pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que revelam já existirem perdas do tamanho da duna nos últimos 14 anos, além da possibilidade de contaminação biológica na área caso providências não sejam tomadas.

As Dunas do Rosado fazem parte de uma área considerada Patrimônio Natural do RN e estão localizadas entre as cidades de Porto do Mangue e Areia Branca, região Oeste do Estado.

As conclusões dos pesquisadores e professores do Departamento de Geografia da UFRN surgiram durante o desenvolvimento de uma outra pesquisa que tem como intuito avaliar a viabilidade de se tornar a Costa Branca do RN num Geoparque, como aconteceu com o Geoparque Seridó, nos últimos anos.

Segundo o professor Marco Túlio Mendonça Diniz, que é integrante do Grupo de Pesquisa Gestão Integrada da Zona Costeira, a área das Dunas do Rosado não tem recebido a alimentação de sedimentos advindas do oceano e da praia em virtude de uma vegetação de algarobas que se intensificou na região nos últimos anos.

Segundo o professor, a algaroba não é uma planta nativa da região. 

Veja a matéria completa.

Tribuna do Norte 

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.