Blog do Dina - O grupo xamânico acusado de aplicar veneno de sapo proibido


O grupo xamânico acusado de aplicar veneno de sapo proibido

22 de maio de 2023 às 13:09

Crises de pânico e de ansiedade, surtos psicóticos, problemas respiratórios e pensamentos suicidas são alguns dos problemas relatados pela advogada Gabriela Augusta Silva, de Goiás, depois de participar de um ritual realizado por um grupo que se define como xamânico – com uma substância psicodélica proibida no Brasil.

Gabriela foi submetida a uma sessão com o veneno de um sapo conhecido como Bufo alvarius para, segundo ela, aprofundar sua jornada espiritual.

No dia 21 de outubro de 2021, a advogada, que vive em Goiânia, foi até São Paulo para o ritual. Inalada a substância, disse ter perdido a consciência. Quando acordou, cerca de 30 minutos depois, nunca mais foi a mesma, afirmou.

Enfrentando o luto pela perda do irmão – que morreu em 2017, em um acidente de carro –, Gabriela buscava maior conexão com Deus e fora incentivada por um dos integrantes do grupo a experimentar o veneno com propriedades psicodélicas. Ela não foi a única (saiba de mais casos abaixo).

Gabriela, que afirma jamais ter tido questões de saúde mental, chegou a ser internada em um hospital neurológico, passou a frequentar o psiquiatra e a tomar remédios controlados. Só quando procurou um médico soube que a substância inalada é proibida no Brasil.

Trata-se da 5-MeO-DMT, um psicodélico que está na lista de substâncias proibidas pela Anvisa e compõe o veneno do sapo Bufo alvarius (renomeado Incilius alvarius), encontrado no México e nos Estados Unidos.

O veneno, conhecido popularmente como “bufo”, seca quando extraído e, depois, é fumado em rituais e cerimônias ditas religiosas e espirituais no exterior e no Brasil, liberando o psicodélico 5-MeO-DMT e outras substâncias.

Substância enterrada em quintal de suposto líder espiritual
Segundo a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos, do Ministério da Justiça, "o uso de substâncias alucinógenas como a 5-MeO-DMT, retirada do sapo Bufo alvarius, é crime, uma vez que tal prática é proibida no país". A fiscalização é atribuição da polícia, afirma a Senad.

No início de abril, a Polícia Civil de Goiás apreendeu a substância pela primeira vez no país – a perícia confirmou se tratar da 5-MeO-DMT. Ela estava enterrada no quintal da casa de um suposto líder espiritual em Pirenópolis.

O g1 ouviu Gabriela e outras pessoas que relataram terem participado de rituais com o suposto uso do veneno promovidos pelo Instituto de Vivências Xamânicas Xamanismo Sete Raios, que possui mais de 200 mil seguidores nas redes sociais e é baseado em São Paulo.

Em todos os relatos, um padrão se repete:

  • os participantes não foram informados sobre a ilegalidade da substância;
  • não assinaram termos de responsabilidade;
  • não foram acompanhados depois das sessões;
  • quando questionaram os integrantes do Xamanismo Sete Raios a respeito de efeitos adversos posteriores, ouviram se tratar de algo "normal".

O grupo Xamanismo Sete Raios é alvo de inquérito da Polícia Civil de São Paulo, que apura possível crime de tráfico de drogas. Segundo a polícia, o Departamento de Investigações sobre Narcóticos segue realizando diligências para o esclarecimento dos fatos.

Um outro inquérito chegou a ser aberto para apurar a prática de curandeirismo, mas foi arquivado por falta de provas.

Gabriela entrou com uma ação de reparação de danos material e moral contra o instituto. Segundo o advogado dela, Auro Jayme, entre os crimes que podem ter sido cometidos estão charlatanismo, "pois eles anunciam cura por um meio secreto e infalível", e curandeirismo, "pois eles prescrevem, ministram ou aplicam, habilmente a substância".

"Eles manipulam pessoas, dão um tom de religiosidade nesses rituais e anunciam essas curas, inclusive através dessa substância proibida, que é o bufo", afirma Jayme.

Além disso, ele diz que é preciso apurar o "caminho da droga".

Veja a reportagem completa.

G1

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.