Blog do Dina - Contribuinte que entregou declaração do IR quatro segundos após abertura do prazo descobre que não está no 1º lote de restituição


Contribuinte que entregou declaração do IR quatro segundos após abertura do prazo descobre que não está no 1º lote de restituição

27 de maio de 2023 às 8:44

O morador de Sorocaba (SP) que entregou a declaração do Imposto de Renda apenas quatro segundos após a liberação do programa descobriu que não está no 1º lote para receber a restituição.

A consulta foi liberada nesta quarta-feira (24), às 10h. Segundo a Receita Federal, são incluídas de forma prioritária nos lotes as pessoas: acima de 80 anos; acima de 60 anos, com deficiência ou moléstia grave; cuja maior fonte de renda seja o magistério; que fizeram a pré-preenchida ou indicaram Pix para restituição. Havendo empate nos critérios, quem entregou primeiro tem prioridade.

Ao g1, Danilo Bettim, analista de mercado, contou que estava na expectativa para receber o valor da restituição logo no 1º lote.

"Por ter entregado logo no primeiro dia e colocado para receber o valor pelo Pix, imaginei que fosse dar 'sorte'. Consultei hoje cedo e não consta. Fiquei desapontado", desabafa.

Em 2021, Danilo recebeu a restituição no primeiro lote. No ano passado, foi no segundo lote. "Agora a expectativa é para que venha no próximo", diz.

O rapaz acredita que ter feito a retificação pode ter influenciado na data de restituição. "Na mesma semana que abriu o prazo de entrega, eu me lembrei que não enviado um documento de convênio médico. Eu enviei e fiz a retificação. Não sei se isso foi considerado na hora de fazer a restituição", pondera.

Na época em que enviou a declaração, Danilo disse que foi influenciado por um colega de trabalho a preencher o documento com antecedência. O rapaz, que também entregou no primeiro dia do prazo, vai receber a restituição no 1º lote.

O prazo para declaração vai até dia 31 de maio.

Veja abaixo as datas dos pagamentos dos lotes:

  • 31 de maio;
  • 30 de junho;
  • 31 de julho;
  • 31 de agosto;
  • 29 de setembro.

G1

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.