Blog do Dina - Governo decide defender MP que esvazia poder de Marina e Guajajara


Governo decide defender MP que esvazia poder de Marina e Guajajara

30 de maio de 2023 às 14:12

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou nesta terça-feira (30) que o governo vai defender que a versão atual da medida provisória que reestruturou os ministérios, editada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), seja aprovada "do jeito que está".

A MP já está em vigor e definiu a composição atual da Esplanada dos Ministérios. O relator na comissão mista, deputado Isnaldo Bulhões (MDB-AL), fez várias alterações no texto. Parte delas retira atribuições das ministras Marina Silva (Meio Ambiente) e Sônia Guajajara (Povos Indígenas).

Padilha afirmou que essa versão "não é ideal", mas disse que, mesmo assim, o governo defenderá a aprovação do texto com essas mudanças na Câmara. A MP perde validade, na íntegra, se não for votada em definitivo até esta quinta (1º).

O desmonte dos ministérios de Meio Ambiente e Povos Indígenas gerou insatisfação e polêmica entre integrantes do governo, a ponto de o presidente Lula convocar as ministras para uma reunião no Palácio do Planalto.

"Quero reafirmar aqui, vocês sabem qual foi a posição do governo na comissão mista. Vamos defender o relatório do jeito que ele está, a defesa do governo é a aprovação do relatório. Vamos discutir no plenário o que eventualmente possa ter sugestões. Não digo que é o relatório ideal para o governo porque o ideal é o texto original, mas não existe isso. Existe construção com a Câmara, com o Senado", afirmou Padilha.

"Quero parabenizar o relator. Tem pontos que o governo, eventualmente, não concorda. Não acho que é o melhor, o ideal, mas vamos defender o relatório. Já fizemos isso na comissão mista. Tenho certeza da responsabilidade do Congresso de concluir esta votação", completou Padilha.

Líder do governo fala em 'eventuais ajustes'

O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), afirmou que os líderes da base vão orientar voto favorável à proposta – mas ainda estão conversando com o relator, deputado Isnaldo Bulhões (MDB-AL), sobre eventuais ajustes no texto.

“Estamos discutindo se apresentamos destaque. Estamos conversando com o relator para ver se é possível até à noite alguns ajustes, mas tudo isso sem comprometer a tramitação e não terá da nossa parte nenhuma obstrução. É votar tudo hoje [terça] à noite”, afirmou.

Segundo Guimarães, os pontos em discussão estão relacionados ao meio ambiente, mas independentemente do resultado, o governo seguirá comprometido com a causa.

“Nós estamos sensíveis e o compromisso do governo com a agenda ambiental é central, a questão da sustentabilidade, e nós não vamos penalizar nenhuma política nesse campo. O que precisamos é aprovar a MP”, disse.

G1

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.