Blog do Dina - PF cumpre mandados contra suspeitos de emprestar contas para golpes bancários em Natal


PF cumpre mandados contra suspeitos de emprestar contas para golpes bancários em Natal

30 de maio de 2023 às 12:17

A Polícia Federal cumpriu, nesta terça-feira (30), dois mandados de busca e apreensão contra suspeitos de emprestar contas para golpes bancários em Natal.

A ação faz parte da Operação Não Seja Um Laranja 2 contra fraudes bancárias em contas eletrônicas, deflagrada nesta terça-feira (30) em 17 estados e no Distrito Federal.

A Polícia Federal não informou o que foi apreendido nos endereços alvo de busca e apreensão na capital potiguar.

A operação é fruto de uma cooperação entre a Polícia Federal e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em vigor desde 2017.

De acordo com a Polícia Federal, nos últimos anos houve um aumento considerável da participação consciente de pessoas físicas em esquemas criminosos. Essas pessoas estariam "emprestando" suas contas bancárias para receber o dinheiro dos golpes – e, em troca, ficando com parte dos recursos. Na prática, se tornam "laranjas" dos esquemas.

Ainda de acordo com a PF, essa conduta de "emprestar contas bancárias" para laranjas é crime e pode gerar penas de até 8 anos de prisão, além de multas. A pena pode ser agravada, ainda, se usar servidores de tecnologia fora do Brasil ou se os golpes forem praticados contra idosos ou vulneráveis.

G1 RN 

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.