Blog do Dina - RN prorroga campanha de vacinação contra Influenza


RN prorroga campanha de vacinação contra Influenza

31 de maio de 2023 às 12:54

A Campanha de Vacinação contra a Influenza será prorrogada a partir desta quarta-feira (31) no Rio Grande do Norte. Até o momento o estado atingiu apenas 33% de cobertura vacinal. Mais de 300 mil pessoas foram vacinadas contra a influenza, mas o número ainda está distante da meta estabelecida.

Por isso a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) está ampliando a vacinação em todo o estado, destinada a população em geral a partir de seis meses de idade, em parceria com os municípios. Para influenza foram destinadas 60 mil doses, outras 20 mil doses do imunizante bivalente da covid-19 e a mesma quantidade de vacina contra a febre amarela. "Estamos fazendo um apelo para a população, principalmente os grupos prioritários. Observamos que esses grupos são os que tem maior número de hospitalização e óbito. Estamos vivendo uma sazonalidade de influenza e outras doenças respiratórias e a vacinação garante o não agravamento", explica Laiane Graziela, coordenadora do Programa Estadual de Imunização. 

A vacinação contra influenza representa uma importante ferramenta de prevenção, pois consiste em uma infecção de elevada transmissibilidade, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, sobretudo durante o outono e o inverno.

Baixas coberturas

Para retomar a cultura da vacinação, a Sesap estruturou o Movimento Vacina + Potiguar, unindo diversas esferas da sociedade do RN em ações perenes de vacinação, seguindo o Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde. O Brasil vem registrando queda nas coberturas vacinais em todas as faixas etárias, o que leva à reintrodução de doenças já eliminadas ou controladas no país, como o sarampo, reintroduzido no Brasil em 2018, a coqueluche, difteria e tétano que vem registrando aumento do número de casos nos últimos anos. 

Quem pode se vacinar

A oferta da vacina contra a Influenza foi ampliada para todas as pessoas não vacinadas a partir de seis meses de idade. A medida, recomendada pelo Ministério da Saúde, busca combater o aumento de internações decorrentes de infecções respiratórias, bem como diminuir atendimentos ambulatoriais. A vacinação com a bivalente também foi ampliada e toda a população a partir de 18 anos de idade pode receber o imunizante. Já no que diz respeito à febre amarela, o público-alvo da campanha são pessoas com idade entre 9 meses e 59 anos. 

A vacina influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, então quem precisar tomar também a vacina contra a Covid-19 ou febre amarela pode fazê-lo no mesmo momento. As vacinas da influenza ofertadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) são trivalentes, apresentando três tipos de cepas de vírus em combinação. Já a vacina bivalente conta com cepas atualizadas contra o coronavírus, incluindo a proteção contra a variante Ômicron.

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.