Blog do Dina - Os detalhes das fraudes nas contas da Americanas e os nomes dos envolvidos


Os detalhes das fraudes nas contas da Americanas e os nomes dos envolvidos

13 de junho de 2023 às 16:16

A Americanas admitiu pela primeira vez que as demonstrações financeiras vinham sendo fraudadas pela diretoria anterior da companhia. A informação foi divulgada nesta terça-feira.

O relatório foi baseado nos documentos entregues pelo comitê de investigação independente e documentos complementares identificados pela administração e seus assessores.

O documento aponta participação de Miguel Gutierrez, que saiu da empresa em dezembro do ano passado. 

Além de indicar esforços da diretoria anterior na ocultação da verdadeira situação do resultado e patrimonial. 

Segundo a Americanas, as informações levaram ao entendimento de que a fraude se dava em operações, em sua maioria, como contratos de verba de propaganda cooperada e instrumentos similiares (VPC).

Os envolvidos

Miguel Gutierrez
Gutierrez tem longa carreira na varejista. O engenheiro entrou na empresa em 1993 e passou por áreas como operações, financeira e logística. Esteve à frente do cargo de CEO das Americanas desde 2001 até dezembro de 2022, quando deu lugar ao executivo Sérgio Rial, que revelou o rombo da empresa em janeiro de 2023.

Miguel Gutierrez tinha um perfil discreto, ausente de redes sociais. O ex-CEO raramente concedia entrevistas. Ele era o principal homem de confiança de Beto Sicupira, um dos três principais acionistas da empresa, no negócio.

Anna Saicali
A ex-diretora da varejista está na empresa desde 1997 e foi CEO da AME Digital, carteira digital da Americanas. Formada em artes plásticas e em finanças corporativas, passou pelas áreas de recursos humanos e tecnologia.

Saicali foi diretora presidente da B2W de 2024 a 2018, depois assumiu a presidência do conselho administrativo da companhia até o ano de 2021. A ex-diretora está afastada de suas funções executivas desde desde 3 de fevereiro de 2023. Segundo o fato relevante publicado hoje, seu desligamento da empresa já foi determinado pela administração.

José Timótheo de Barros
José Timotheo Barros foi vice-presidente de lojas físicas, logística e tecnologia da empresa. Com carreira na companhia desde 1996, onde começou como trainee, tinha atribuições relacionadas com relação com fornecedores, lojistas terceirizados, entregadores e gestão de estoque.

Barros foi afastado de suas funções executivas 3 de fevereiro de 2023 e comunicou sua renúncia em 1 de maio do mesmo ano.

Márcio Cruz Meirelles
O executivo foi presidente da B2W entre 2018 e 2021, quando ocorreu a fusão com a Americanas. A partir de 2021, assumiu o cargo de CEO de digital da empresa. Cruz também foi afastado em 3 de fevereiro e já teve o seu desligamento determinado pela administração da Americanas.

Fábio da Silva Abrate
O executivo está na empresa desde 2003 e já passou pelo posto de diretor financeiro e esteve à frente da contabilidade da empresa pelos últimos anos. Abrate é mais um dos afastados em 3 de fevereiro de 2023 e com desligamento determinado agora.

Flavia Carneiro
Também vinda da fusão com a B2W, Carneiro atuava como superintendente de controladoria da companhia. Foi afastada das funções em fevereiro e está desligada da empresa.

Marcelo da Silva Nunes
Outro executivo fruto da fusão com a B2W em 2021, Nunes era diretor financeiro da Americanas. O executivo está afastado das funções desde fevereiro e agora foi desligado da empresa.

*Com informações do Estadão

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.