Blog do Dina - O que rolou no início do julgamento de Bolsonaro no TSE


O que rolou no início do julgamento de Bolsonaro no TSE

22 de junho de 2023 às 15:05

O primeiro dia do julgamento que pode deixar Bolsonaro inelegível foi encerrado com o Ministério Público Eleitoral pedindo a inelegibilidade do ex-presidente.

O ministro Alexandre de Moraes marcou para a próxima terça a continuidade. A sessão será aberta com a leitura do voto do relator ministro Benedito Gonçalves.

Nesta quinta, a sessão foi aberta com a leitura do relatório elaborado por Gonçalves. O documento com 43 páginas funciona como um resumo do caso.

Após essa etapa, que durou cerca de 2 horas, foi a vez do PDT se pronunciar. Foi o partido que ingressou com a ação. O advogado Walber Agra afirmou que Bolsonaro fez "ataque à democracia".

Em seguida, foi a vez da defesa de Bolsonaro. O advogado Tarcísio Vieira de Carvalho rejeitou a ideia de que o encontro com os estrangeiros tenha resultado nos ataques golpistas de 8 de janeiro e a inclusão posterior de fatos à ação, como a chamada "minuta do golpe", apesar de admitir que o ex-presidente utilizou tom "inadequado" com os embaixadores.

Por fim, o Ministério Público Eleitoral pediu a inelegibilidade do ex-presidente pelo próximos 8 anos, considerando que houve abuso de poder.

Segundo vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet, ”estão estampados” elementos que justificam afastar Bolsonaro das eleições, como desvio de finalidade, busca de vantagem na disputa eleitoral de 2022, além da gravidade da conduta.

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.