Blog do Dina - Comissão de Educação da ALRN aprova Mossoró como capital da cultura do Estado


Comissão de Educação da ALRN aprova Mossoró como capital da cultura do Estado

31 de agosto de 2023 às 12:45

A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Socioeconômico, Meio Ambiente e Turismo da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou nesta quinta-feira (31) projeto de lei que torna Mossoró a capital da cultura do Estado. A matéria foi proposta pelo deputado estadual Neilton Diógenes (PL) e teve relatoria da deputada Isolda Dantas (PT).

"É muito legítimo que seja aprovada a proposta. Temos fatos históricos importantes, a invasão do bando de Lampião, o fim da escravatura, o voto feminino, são muitos fatos maravilhosos que a arte conseguiu eternizar. Mossoró também recebeu notícia recente que receberá o Centro Cultural do Banco do Nordeste, no Teatro Lauro Monte. A cidade estará na rota nacional das grandes produções", disse a relatora. 

Para o autor da matéria, muitos municípios têm dificuldades em manter "sua representatividade" ao longo do tempo. "A história deve ser sempre trabalhada. A cidade de Mossoró merece esse título, é digno para os muitos pais de família que sobrevivem da cultura na cidade", disse o parlamentar.

Na abertura da reunião, dois ofícios foram aprovados por unanimidade para a realização de uma audiência pública. O primeiro, proposto pela Universidade de Brasília, visa debater temas relacionados a atuação eficiente e moderna no âmbito da educação pública. O segundo, com o objetivo de abordar violações de direitos fundamentais nas obras do Chapadão e nas dunas da Praia das Minas, em Pipa, por iniciativa do Movimento Todos pelo Chapadão. As datas ainda serão definidas. 

O colegiado ainda aprovou matéria do presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), que reconhece como Patrimônio Histórico, Cultura, Turístico Imaterial do Estado o "Verdão da Gente", realizado no município de Pedra Grande. Também deu aval a inclusão da Moto Romaria dos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, realizada anualmente em setembro, como Patrimônio Cultural e Imaterial do RN. Este por proposição do deputado estadual José Dias (PSDB).

Já de autoria do deputado Luiz Eduardo, está aprovada pela Comissão a proposta para incluir a Festa de Nossa Senhora da Conceição de Maxaranguape como Patrimônio Cultura, Imaterial, Histórico e Religioso. O deputado estadual Ubaldo Fernandes (PSDB) teve aprovada a matéria que reconhece como Patrimônio Imaterial, Cultural, Histórico e Religioso a Festa de Nossa Senhora da Conceição, realizada em São Tomé. Já do ex-deputado Kelps Lima (SDD), foi aprovado como Patrimônio Imaterial, Histórico, Cultural e Turístico as Irmandades dos Negros do Rosário e as Festas do Rosário do Seridó. 

De iniciativa do líder do Governo na Casa, deputado Francisco do PT, foram aprovados os nomes de Professor João Maria Campos para a Central do Cidadão de Nova Cruz; de Maria do Carmo Ferreirão ao Campus do Instituto Estadual de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação do RN (IERN), localizado em Jardim de Piranhas; e de Monsenhor João Penha Filho para o Campus do IERN de Touros. Outra de Ubaldo aprovada foi a instituição da Política Estadual de Prevenção das Mortes Violentas de Crianças e Adolescentes. 

Presidente da Comissão, a deputada Divaneide Basílio viu a aprovação de dois projetos de sua autoria. O primeiro institui o Dia Miguel Otávio de Enfrentamento ao Racismo e Genocídio contra as Crianças e Adolescentes Negros, que ocorrerá no dia 2 de junho de cada ano. O segundo define a Rota da Fé e das Tradições Religiosas no Estado. 

A Comissão também concordou com a inclusão no calendário oficial do Estado a Semana Estadual de Conscientização sobre a Dislexia e Discalculia e a Semana Estadual de Conscientização sobre o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). As duas matérias apresentadas pela deputada Isolda Dantas (PT). 

Propostos pelo deputado Taveira Júnior (União), o colegiado aprovou a criação do "Mês da Primeira Infância", com o objetivo de promover a conscientização sobre a importância da atenção integral às gestantes e crianças de até 6 anos; e o Programa RN Nômade Digital. 

De Kleber Rodrigues (PSDB), a Comissão concordou com a obrigatoriedade de sala de estabilização sensorial para pessoas neurodiversas. Do mesmo parlamentar, também passou pelo colegiado o projeto que garante o fornecimento de merenda escolar diferenciada para os alunos com diagnóstico de diabetes 1 e 3 e doença celíaca nas escolas da rede pública. 

Do deputado estadual Luiz Eduardo (SDD), a Comissão aprovou a inclusão no calendário oficial do RN o "Dia do Terceiro Setor". E de autoria do deputado Nelter Queiroz (PSDB), foi aprovado o nome de Edimar Vieira de Almeida para o Campus do IERN de Campo Grande. Da deputada Terezinha Maia (PL), a Comissão aceitou projeto que torna obrigatória a divulgação de mensagens de incentivo à doação de sangue em produções cinematográficas que recebam incentivos fiscais e/ou patrocínio do Governo do Estado. Por fim, um título de cidadã Norte-Rio-Grandense foi aprovado.

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.