Blog do Dina - Lula diz que gênero e raça não são critérios para indicações


Lula diz que gênero e raça não são critérios para indicações

25 de setembro de 2023 às 17:13

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (25) não ter "pressa" para indicar os substitutos de Rosa Weber, no Supremo Tribunal Federal (STF), e de Augusto Aras, na Procuradoria-Geral da República.

Ele também afirmou que gênero e cor de pele não serão critérios para a escolha. O petista disse ainda que indicará pessoas que possam "atender expectativas do Brasil".

O período de Augusto Aras à frente do Ministério Público Federal termina nesta terça-feira (26). Já Rosa Weber, atual presidente do STF, se aposenta no dia 2 de outubro, quando completa 75 anos.

Lula deu as declarações durante entrevista no Palácio do Itamaraty, onde se reuniu com o primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chinh.

Ao ser questionado sobre as indicações que terá de fazer, Lula afirmou que está ouvindo "muita gente" e recebendo "conselhos".

“No momento que eu tiver que tomar a decisão, vocês podem ficar tranquilos que eu vou anunciar para vocês: ‘Escolhi a pessoa certa para colocar no lugar’. Mas eu não tenho pressa", afirmou Lula.

O petista foi perguntado se indicará uma mulher para a cadeira que ficará vaga com a aposentadoria de Rosa Weber. Lula tem sido pressionado por parte de apoiadores a escolher uma ministra, já que a Corte teve somente três mulheres na história.

"O critério não será mais esse [gênero]. Eu estou muito tranquilo, por isso que eu tô dizendo que eu vou escolher uma pessoa que possa atender aos interesses e expectativas do Brasil. Uma pessoa que possa servir o Brasil. Uma pessoa que tenha respeito com a sociedade brasileira. Uma pessoa que tenha respeito, mas não medo da imprensa. Uma pessoa que vote adequadamente sem ficar votando pela imprensa", disse.

O presidente afirmou que vários juristas estão sendo analisados e que está em busca da "pessoa mais correta".

"Não precisa perguntar essa questão de gênero ou de cor. No momento certo, vocês vão saber quem que eu vou indicar. E eu preciso indicar a pessoa mais correta que eu conhecer e a pessoa que eu tenha mais fé de que vai ser uma grande pessoa na Suprema Corte, que é isso que o Brasil tá precisando", completou Lula.

g1

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.