Blog do Dina - TRE Inicia Julgamento que Pode Abalar o Mandato de Sergio Moro


TRE Inicia Julgamento que Pode Abalar o Mandato de Sergio Moro

1 de abril de 2024 às 17:07

Nesta tarde em Curitiba, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná começou o julgamento dos processos que envolvem a possível cassação do mandato do senador Sergio Moro (União-PR), ex-juiz da Operação Lava Jato.

Duas ações foram protocoladas pelo PT e pelo PL na Justiça Eleitoral, acusando Moro de abuso de poder econômico por gastos supostamente irregulares durante o período pré-eleitoral de 2022.

No mês passado, o Ministério Público Eleitoral (MPE) do Paraná apoiou a cassação do mandato do senador, argumentando que houve um uso "excessivo de recursos financeiros" antes da campanha eleitoral oficial de 2022.

Em 2021, Moro estava filiado ao Podemos e realizou atos de pré-candidatura à Presidência da República. Posteriormente, deixou o partido e começou a campanha para o Senado. De acordo com as acusações, os altos investimentos financeiros antes de sua candidatura ao Senado teriam gerado uma "desvantagem ilícita" para os outros concorrentes ao cargo.

Gastos de aproximadamente R$ 2 milhões com o evento de filiação de Moro ao Podemos e com a contratação de produção de vídeos e consultorias foram citados como exemplos.

Se o mandato de Sergio Moro for cassado, ele poderá recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. Entretanto, se a possível condenação for mantida, novas eleições para o Senado serão convocadas no Paraná.

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.