Blog do Dina - Aumenta Pelo Segundo Mês Consecutivo


Aumenta Pelo Segundo Mês Consecutivo

8 de maio de 2024 às 16:13

O número de brasileiros com dívidas pendentes continuou em alta pelo segundo mês seguido. Segundo a pesquisa mensal da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em abril, 78,5% dos entrevistados estavam endividados. No Rio Grande do Norte, essa proporção foi ainda maior, alcançando 55,9%, a maior do Brasil.

O estado do Paraná liderou o ranking nacional de endividamento em abril, com 90,3%. Já o Amazonas teve o maior número de famílias incapazes de pagar suas dívidas atrasadas, atingindo 21,7%, representando um aumento de 0,2 pontos percentuais em relação ao mesmo período de 2023, de acordo com a CNC.

O cartão de crédito continua sendo a modalidade de dívida mais utilizada, com 87,1% dos devedores recorrendo a ele. Carnês e cheque especial, por outro lado, apresentaram queda em sua representatividade na carteira de crédito dos consumidores.

José Roberto Tadros, presidente da CNC, atribui esse cenário à queda das taxas de juros, que facilita o acesso ao crédito devido a custos financeiros menores. No entanto, alerta para a necessidade de vigilância em relação ao risco de aumento das dívidas em atraso, especialmente no final do ano.

O número de consumidores que declararam incapacidade de pagar suas dívidas vencidas atingiu o pico do ano, chegando a 12,1%. Esse aumento foi acompanhado por um crescimento de 0,4 pontos percentuais na parcela de famílias consideradas “muito endividadas”, que agora é de 17,2%.

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.