Blog do Dina - Enchentes no RS podem aumentar o preço do arroz em 5%; Governo tenta agir


Enchentes no RS podem aumentar o preço do arroz em 5%; Governo tenta agir

14 de maio de 2024 às 14:54

As fortes chuvas que castigam o Rio Grande do Sul têm um efeito colateral: o arroz, um dos principais produtos da região, pode ficar mais caro. O economista William Eufrásio Nunes, da UFRN, alerta que ainda é difícil estimar o impacto exato, mas sugere que o aumento pode chegar a 5%. Parece pouco, mas para o bolso do brasileiro, todo alto de preço pesa.

O governo não está de braços cruzados - pelo menos é o que dizem. Foi autorizada a importação de até 1 milhão de toneladas de arroz pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Isso porque o RS é responsável por 70% da produção nacional.

As enchentes não só param a produção como também afetam a logística. Silos destruídos, estradas alagadas, produção parada. Ou seja, menos arroz, mais caro. E, infelizmente, quem vai sentir primeiro o aumento no bolso são os moradores mais próximos da região afetada.

Mas o governo está a postos. Uma medida provisória foi publicada para autorizar a compra de arroz pela Conab a preço de mercado. A ideia é recompor os estoques públicos e evitar que

O economista alerta: "não sabemos ainda a dimensão das perdas e como isso afetará os preços". Ou seja, a incerteza é grande. Mas a esperança é que o aumento seja contido e que o arroz não falte no prato do brasileiro.

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.