Blog do Dina - Chuva alaga ruas, invade casas e deixa moradores ilhados na Zona Norte de Natal


Chuva alaga ruas, invade casas e deixa moradores ilhados na Zona Norte de Natal

17 de maio de 2024 às 9:59

As fortes chuvas da manhã desta sexta-feira 17 provocaram alagamentos e causaram transtornos na Zona Norte de Natal. De acordo com vídeos que circulam nas redes sociais, vários pontos da Zona Norte foram tomados pela água, inclusive a casa dos moradores, os deixando ilhados. 

Em imagens feitas por moradores é possível observar muitos pontos de alagamento, água invadindo as casas e as pessoas tirando seus pertences de dentro do imóvel, como é o caso do conjunto José Sarney. Conforme vídeo publicado pelo Via Certa, a água invadiu as casas dos moradores que precisaram retirar moveis e eletrodomésticos.

Já no bairro Pajuçara diversos pontos estão alagados e intransitáveis. A rua Santa Inês foi tomada pela chuva, com a água invadindo o condomínio Nova Aurora, deixando todo o estacionamento do residencial coberto por água, dificultando o tráfego dos moradores. 

Além disso, no conjunto Nova República, a rua Norte Brasil está alagada, impedindo o trânsito de veículos e de pedestres. Além disso, no vídeo divulgado é possível notar que a água começou a entrar na casa dos moradores da rua.

No começo da manhã, moradores da Rua Sampaio Correi, no bairro Nossa Senhora da Apresentação, também compartilharam imagens da água invadindo as casas.

Transtornos

Diversas localidades de Natal registraram intensas chuvas nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira 17. Por conta da quantidade de água, vários pontos de grande circulação de veículos na cidade ficaram com fluxo lento, da Zona Sul à Zona Norte. Cidades da Grande Natal, como Extremoz e Parnamirim, também registraram alagamentos.

Na quinta-feira 16, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de acumulado de chuvas para 52 cidades do Rio Grande do Norte, entre elas a capital potiguar. O aviso segue até 10h desta sexta 17.

O alerta do Inmet é da cor amarela (perigo potencial), o nível mais baixo de três no grau de severidade do órgão, que tem as cores laranja (perigo) e vermelho (grande perigo) como níveis acima.

Previsão da Emparn é de chuvas em todas as regiões do estado

A previsão para o fim de semana é de chuvas em todas as regiões do Rio Grande do Norte. Os avisos meteorológicos do Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn) registram alertas de chuvas acima de 50mm na região Leste Potiguar, onde está localizada inclusive a capital potiguar.

As chuvas decorrem da combinação entre a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e o aquecimento das águas superficiais do oceano Atlântico na faixa equatorial, que provocam aumento da umidade, que avança sob o litoral favorecendo a formação de nuvens com chuvas.

“As análises do sistema de monitoramento da Emparn apresentam a possibilidade de chuvas acompanhadas de trovoadas”, disse o chefe da unidade de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot.

Agora RN

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.