Blog do Dina - Ministra Cármen Lúcia quer garantir liberdade do voto em presídios


Ministra Cármen Lúcia quer garantir liberdade do voto em presídios

5 de junho de 2024 às 12:48

A ministra Cármen Lúcia, agora no comando do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), está pronta para dar uma cutucada nos poderosos do crime organizado que tentam manipular as eleições até mesmo atrás das grades.

Ela não está para brincadeira! Quer garantir que os presos provisórios exerçam seu direito de voto sem medo de pressões para escolherem candidatos vinculados a gangues e milícias. Afinal, votar sob ameaças é quase tão democrático quanto escolher um refrigerante em uma máquina que só tem uma opção.

A comparação com as "fake news" foi certeira. Se a desinformação pode bagunçar o voto do povo lá fora, dentro dos presídios não será diferente. Ninguém quer que a urna eletrônica se torne um balcão de negócios criminosos, né?

Mas, calma lá, não pense que a festa está liberada para todos os presidiários. Essa liberdade de voto é só para quem ainda está no limbo jurídico, esperando julgamento. Quando a sentença é definitiva, o direito de votar sai pela porta, junto com a liberdade.

Enquanto isso, os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) estão a postos para organizar a bagunça, digo, as eleições, nos presídios. Afinal, não queremos confundir o espaço de recreação com o de votação, não é mesmo?

Então, com a ministra Cármen Lúcia no comando, é melhor os "chefões" pensarem duas vezes antes de tentarem manipular o voto de quem está cumprindo pena. A democracia não pode ficar presa!

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.