Blog do Dina - Rede elétrica do Alto Oeste ganha 30 novos quilômetros de linhas de alta tensão


Rede elétrica do Alto Oeste ganha 30 novos quilômetros de linhas de alta tensão

25 de junho de 2024 às 10:34

A Neoenergia Cosern reforçou o sistema elétrico de 27 municípios do Alto Oeste (confira relação abaixo) com a construção de 30 novos quilômetros de redes de alta tensão e do 12º ponto de suprimento de energia do estado, em Caraúbas. As obras, que fazem parte dos R$ 2,1 bilhões do Plano de Investimentos da Neoenergia Cosern no sistema elétrico do Rio Grande do Norte até 2027, beneficiam 244 mil consumidores e dotam as cidades da região com novas opções de fornecimento de energia, em caso de emergência.

“Com a entrada em operação, o empreendimento de Caraúbas reforça a confiabilidade do sistema elétrico da região, garantindo maior flexibilidade operativa a partir do Centro de Operações Integradas (COI). Com isso, reafirmamos o nosso compromisso de prestação de bons serviços aos potiguares que nos deu o reconhecimento de melhor distribuidora do Brasil”, explica Davyd Anderson, supervisor da Expansão da Distribuição da Neoenergia Cosern.

Os 27 municípios do Alto Oeste beneficiados com a entrada em operação do novo ponto supridor de energia do RN são: 

Almino Afonso
Antonio Martins
Apodi
Campo Grande
Caraúbas
Felipe Guerra
Frutuoso Gomes
Itaú
Janduís
João Dias
Lucrécia
Martins
Messias Targino
Olho D´Água do Borges
Patu
Paraú
Portalegre
Rafael Godeiro
Riacho da Cruz
Rodolfo Fernandes
Serrinha dos Pintos
Severiano Melo
Tabuleiro Grande
Umarizal
Upanema
Viçosa

Outras obras importantes
Ao longo de 2023, a Neoenergia Cosern realizou manutenções estruturais, inspeções termográficas e na vegetação em mais de 50% dos quase 60 mil quilômetros de redes de média e baixa tensão que levam energia a todos os municípios potiguares. A distribuidora também instalou 129 novos religadores telecomandados na rede elétrica, resultando num somatório de 2.017 equipamentos desse tipo, dos quais 42% já estão operando com esquemas de reconfiguração automática, o chamado “self healing”. Na prática, já é possível normalizar o fornecimento de energia em poucos segundos para quase 200 mil potiguares de forma automática e sem qualquer intervenção humana. De forma geral, os potiguares tiveram energia elétrica disponível durante 99,9% das 8.760 horas do ano.

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.