As redes sociais criaram uma barreira digital que dificulta o crescimento de uma terceira via política no Brasil para as eleições de 2026. A avaliação é do cientista de dados Sergio Denicoli, que participou do programa WW Especial, da CNN Brasil.
Segundo Denicoli, a população brasileira busca alternativas políticas, mas encontra um cenário polarizado. “A população quer uma terceira via. Ela está perdida nas opções, porque há o Flávio pela direita, o Lula pela esquerda, e a terceira via não consegue se firmar com um nome capaz de ganhar”, explicou.
Redes sociais reforçam polarização
O especialista identificou que os grupos políticos já estão consolidados digitalmente entre esquerda e direita. Essa consolidação cria um ambiente hostil para posições de centro. “Os grupos já estão bem formados, e o centro tem uma dificuldade enorme em entrar”, disse Denicoli.
A barreira digital funciona como um filtro que reforça a polarização, dificultando que mensagens de conciliação ou propostas moderadas ganhem tração nas plataformas digitais.
Desgaste de Lula e ascensão de Zema
Denicoli também identificou sinais claros de desgaste do presidente Lula, especialmente na comunicação com a centro-esquerda. “Há um desgaste muito claro, sempre aparece nas análises. Há uma falta de esperança e uma parcela que naturalmente votaria na esquerda mas não quer o Lula”, observou.
O cientista destacou a ascensão de Romeu Zema, especialmente após os conflitos do governador mineiro com o Supremo Tribunal Federal. Segundo ele, quando surge um candidato com postura de confronto ao STF, isso gera cobrança sobre outros políticos: eleitores de direita pressionam Bolsonaro por uma posição mais firme, enquanto eleitores de esquerda cobram de Lula uma resolução para os conflitos no Judiciário.
Mudanças rápidas ainda são possíveis
Apesar dos obstáculos digitais, Denicoli não descarta o surgimento de uma terceira via competitiva. “Pode ser que ela consiga romper essa barreira. No Brasil tudo é muito rápido, tudo é possível. Em 2018 ninguém imaginava que Bolsonaro seria eleito”, lembrou o especialista.
A análise sugere que, embora as estruturas digitais favoreçam a manutenção da polarização, transformações políticas súbitas continuam sendo uma característica do cenário eleitoral brasileiro.
Com informações da CNN Brasil.
https://www.cnnbrasil.com.br/politica/ambiente-digital-e-barreira-para-terceira-via-crescer-diz-ceo-da-ap-exata/Entre no grupo do Blog do Dina e receba tudo antes de sair no site.



