O delegado da Polícia Federal Marcelo Ivo de Carvalho, que acabou de ser expulso dos Estados Unidos após atuar na prisão de Alexandre Ramagem, carrega no currículo a morte de um vigilante em acidente de trânsito. O caso aconteceu em 2016, quando o policial dirigia embriagado.
Francisco Lopes da Silva Neto, de 38 anos, pilotava uma motocicleta na Rodovia Raposo Tavares, região de Sorocaba, quando foi atingido pela Mercedes-Benz conduzida por Marcelo Ivo. O vigilante morreu após o impacto.
O teste do bafômetro comprovou que o delegado estava alcoolizado. Ele foi denunciado por homicídio culposo agravado pela embriaguez ao volante.
Absolvição após ressarcimento
A defesa de Marcelo Ivo tentou trancar a ação penal no Superior Tribunal de Justiça, mas o recurso foi negado em 2019. Um ano depois, a Justiça paulista o absolveu.
A absolvição veio depois que o delegado ressarciu a família de Francisco — que era casado e deixou duas filhas — por danos materiais e morais.
Expulsão dos EUA
Nos Estados Unidos, Marcelo Ivo atuava como oficial de ligação junto ao Departamento de Segurança Interna americano. Sua função envolvia temas como imigração e combate ao terrorismo.
A Embaixada dos EUA no Brasil confirmou a expulsão do delegado brasileiro com uma nota dura. Segundo o comunicado, ele tentou “manipular o sistema migratório norte-americano” durante o caso Ramagem.
“Nenhum estrangeiro pode contornar pedidos formais de extradição ou prolongar perseguições políticas em território dos EUA”, publicou a representação diplomática.
Reações ao caso
O presidente Lula disse que o Brasil poderá “responder à altura” se houver abuso na expulsão do delegado. Já o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, afirmou que a instituição não recebeu comunicação oficial dos americanos sobre o caso.
A esposa de Ramagem, Rebeca, reagiu à expulsão nas redes sociais: “A covardia é a arma dos fracos. A verdade sempre aparece”.
Alexandre Ramagem foi preso em abril em Orlando, na Flórida, por estar com visto vencido. Condenado a 16 anos por participar da trama golpista, ele é considerado foragido desde setembro de 2025.
Com informações de Metrópoles.
https://www.metropoles.com/sao-paulo/delegado-expulso-eua-ramagem-matouEntre no grupo do Blog do Dina e receba tudo antes de sair no site.



