A Comissão Federal de Comunicações (FCC) ordenou que a Disney apresente pedidos de renovação das licenças das emissoras ABC em até 30 dias. A decisão acontece em meio à pressão do governo Trump para demitir o apresentador Jimmy Kimmel.
“A ABC da Disney fica instruída a apresentar os pedidos de renovação de licença para todas as suas emissoras de TV licenciadas dentro de 30 dias — até 28 de maio de 2026”, informou a agência nesta terça-feira (28).
A ordem atinge oito emissoras que a Disney controla diretamente em cidades como Nova York e Chicago. Embora não afete as operações imediatamente, marca uma escalada inédita da administração Trump contra uma grande rede de televisão.
Retaliação por piada sobre Melania
A FCC alega que a revisão das licenças se relaciona com investigações sobre políticas de diversidade da Disney. Mas a medida é amplamente vista como represália pela resistência da ABC às pressões governamentais.
Trump havia exigido a demissão de Kimmel após o apresentador fazer uma piada sobre a primeira-dama Melania Trump, comparando-a a uma “viúva à espera”. O comentário aconteceu antes do ataque a tiros durante o Jantar dos Correspondentes da Casa Branca no último sábado (25).
“Essa arma certamente não foi usada contra uma grande emissora há muitas décadas”, avaliou o advogado Andrew Jay Schwartzman à CNN.
Disney rejeita intimidação
A Disney respondeu dizendo que suas emissoras “têm um longo histórico de operação em total conformidade com as regras da FCC”. A empresa afirmou estar “confiante” em seu histórico e “preparada para comprovar isso pelos canais legais apropriados”.
Em seu programa de segunda-feira (27), Kimmel defendeu o direito à liberdade de expressão garantido pela Primeira Emenda. O monólogo acumulou milhões de visualizações no YouTube e elogios de defensores da imprensa livre.
As licenças de TV são renovadas normalmente a cada oito anos e raramente são revogadas. Mas na era Trump, a FCC tem exercido seu poder de formas inéditas contra veículos críticos ao governo.
Com informações da CNN Brasil.
https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/governo-trump-contesta-licencas-de-emissoras-apos-crise-com-jimmy-kimmel/Entre no grupo do Blog do Dina e receba tudo antes de sair no site.



