O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém alerta laranja para chuvas intensas em Estados do Nordeste neste sábado (2). O aviso meteorológico vem após as tempestades dos últimos dias deixarem pelo menos 6 mortos e mais de 2 mil pessoas desabrigadas na região.
O balanço das vítimas fatais inclui 4 mortes registradas em Pernambuco e outras 2 na Paraíba. Os dados consolidados mostram ainda que mais de 2 mil pessoas tiveram que deixar suas casas por conta das chuvas torrenciais.
Alerta se estende ao RN
O Rio Grande do Norte também está sob o alerta laranja do Inmet para chuvas intensas. O instituto prevê precipitações que podem variar entre 30 e 60 mm por hora, com ventos de até 100 km/h.
As condições meteorológicas adversas representam risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. A população deve evitar áreas abertas durante as tempestades.
O alerta laranja indica perigo meteorológico com possibilidade de danos e riscos à segurança. As autoridades recomendam que moradores de áreas de risco busquem abrigo seguro e monitorem as atualizações da Defesa Civil local.
A sequência de tempestades que atinge o Nordeste reflete um padrão climático instável na região. Os órgãos de meteorologia seguem monitorando a evolução do sistema atmosférico responsável pelas chuvas intensas.
Com informações do UOL.
https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2026/05/02/inmet-emite-alerta-apos-chuvas-desabrigarem-mais-de-2-mil-no-nordeste-6-morreram.htmEntre no grupo do Blog do Dina e receba tudo antes de sair no site.



